Novo impasse

Abertura do Hospital Regional poderá ser adiada pela quarta vez

Jaqueline Silveira


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário Arquivo)

Adiada por três vezes, a abertura do ambulatório do Hospital Regional parece distante, apesar de o governo prometer para junho. Isso porque as questões administrativas e jurídicas em análise, conforme informou o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, durante sua passagem por Santa Maria, no dia 4 de maio, parecem ser bem mais complexas do que se imaginava.

Segundo uma fonte do Piratini, há um impasse entre a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Controladoria-Geral do Estado (Cage). PGE e Cage têm opiniões divergentes quanto à forma da parceria com o Instituto de Cardiologia, gestor do Regional. Uma entende que tem de ser por meio de convênio, e a outra, por contrato. As duas formas implicam em atribuições e responsabilidades, porém há diferenças entre uma e outra.

Buraco em formato de coração chama a atenção em rua de Santa Maria

Sabe-se lá quanto tempo Procuradoria e Controladoria vão levar para chegar a um consenso. Muito menos quando tempo mais o hospital continuará fechado, uma vez que, depois da assinatura do convênio ou do contrato, precisam ser feitas adequações na estrutura e mais a limpeza. Dificilmente, o novo prazo será cumprido. Então, à população carente, que precisa de atendimento no SUS, só resta rezar.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Autoridades em saúde dão nova orientação sobre o tempo de fervura da água para combater a toxo

Quase um mês após começo do surto, qual a situação dos atendimentos de casos suspeitos Próximo

Quase um mês após começo do surto, qual a situação dos atendimentos de casos suspeitos

Saúde